![]() |
Manual da ferramenta Action sobre MSA Tendência usando a tolerância Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico MSA Tendência clique aqui |
Exemplo: Vamos avaliar a tendência de um sistema de medição para medir a altura de um “MP3 Player”. Esta altura é medida com um altímetro. Um “MP3 Player” foi selecionado (próximo ao valor nominal) e seu valor de referência foi estabelecido com um sistema de medição por coordenadas, no qual VR = 89,73 mm. e temos uma tolerância 0,7mm. A seguir, o mesmo “MP3 Player” foi medido 12 vezes com o sistema de medição em análise. Os dados são:
| Amostra | Medidas |
| 1 | 89,77 |
| 2 | 89,79 |
| 3 | 89,77 |
| 4 | 89,78 |
| 5 | 89,74 |
| 6 | 89,72 |
| 7 | 89,72 |
| 8 | 89,75 |
| 9 | 89,74 |
| 10 | 89,77 |
| 11 | 89,78 |
| 12 | 89,74 |
clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo
| Você pode consultar o vídeo demonstrativo para esse exemplo. | |||
Para realizarmos a análise de Tendência usando o teste-T, devemos realizar os seguintes passos:
1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:
Action
Ferramentas da Qualidade
MSA
Variáveis
Tendência e Linearidade.

2. A seguinte tela será exibida:

3. No campo medições(y), selecionaremos com o mouse a coluna que contém os valores das medições, como na figura a seguir:

4. Em seguida, no campo Valor de Referência(x), selecionaremos a opção Constante, pois estamos no caso da análise de tendência, o caso da linearidade será explicado mais a frente.

5. No campo Nível de Confiança, podemos digitar um valor para o níıvel de confiança do teste, o padrão édo software Action é 0,95, mas a escolha do nível de confiança depende da necessidade do usuário.
6. Em Variação Total, poderemos escolher entre as opções Histórico e Tolerância. Esse campo foi introduzido à partir da mudança para a 4º edição, fato devido à precisarmos validar a variabilidade associada a repetitividade. Caso o usário tenha dúvidas sobre o conteúdo (ver módulo tendência), no nosso caso usaremos a Tolerância e na caixa digitaremos o valor da tolerância 0,7.

7. Em Mostrar Resultados, caso desejarmos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, vamos clicar em (Célula Atual), senão poderemos imprimir os resultados em nova planilha , nesse caso clicaremos em (Nova Planilha).
OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.
8. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.
Resultados e Interpretação
Após finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados para o método MSA 4ª edição:


A tendência é considerada significativa ao nível 0,95, pois o 0 não se encontra entre os limites de confiança.
O gráfico de tendência também mostra que muitos pontos tem tendência fora desses limites.

