Ambiente Virtual de Aprendizado

Você está aqui

APOSTILAS ESTATÍSTICAS

Confira a seguir diversas apostilas com conteúdos estatísticos apresentados de forma simples e repletos de exemplos para facilitar suas aplicações.


Análise de Capacidade

Em todas as atividades, os fornecedores devem satisfazer requerimentos da qualidade estabelecidos pelos clientes, para satisfazer esses requerimentos há necessidade de que as mais significativas características da qualidade processo tenham valores dentro de limites de tolerância especificados.


Análise de Regressão

Em diversos problemas das áreas médica, biológica, industrial, química entre outras, é de grande interesse verificar se duas ou mais variáveis estão relacionadas de alguma forma. Para expressar esta relação é muito importante estabelecer um modelo matemático.


Análise dos Sistemas de Medição

Em junho 2010 foi lançada a 4ª edição do manual de análise de sistemas de medição. Esta versão traz mudanças significativas em relação a terceira edição. Na nossa opinião, as principais mudanças se concentram nos critérios para análise dos resultados. Porém, também tivemos mudanças em técnicas estatísticas.


ANOVA

ANOVA é uma coleção de modelos estatísticos no qual a variância amostral é particionada em diversos componentes devido a diferentes fatores (variáveis), que nas aplicações estão associados a um 


Aplicações usando o Action Stat

Neste livro contamos com diversas aplicações estatísticas utilizando a principal ferramenta de estatística do Brasil, que é o Action Stat.


Confiabilidade

Confiabilidade está intuitivamente associada à probabilidade de um produto realizar sua função por um período de tempo especificado.


Controle Estatístico do Processo

Tem por finalidade desenvolver e aplicar métodos estatísticos como parte da estratégia de prevenção de defeitos, da melhoria da qualidade dos produtos e serviços e da redução de custos de fabricação. A seguir encontramos os tópicos com o conteúdo sobre CEP:


Ensaio de Proficiência

Os métodos estatísticos cada vez mais vêm sendo reconhecidos como um importante instrumento para diagnosticar e otimizar a gestão e a operação de diversos sistemas, desde os sistemas humanos aos mais complexos sistemas físicos.


Estatística Básica

A Estatística (ou ciência Estatística) é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a


Finanças

No mercado financeiro, um mercado que ganha cada vez mais destaque é o mercado de derivativos. É no mercado de derivativos que são negociados contratos que tem por objetivo a proteção do agente econômico contra o risco de flutuação do mercado.  


Incerteza de Medição

Ao relatarmos o resultado da medição de uma grandeza física é obrigatório que seja dado alguma indicação quantitativa da qualidade do resultado, de tal forma que aqueles que utilizam o resultado da medição possam avaliar sua confiabilidade.


Inferência

A Inferência estatística tem como objetivo estudar generalizações sobre uma população através de evidências fornecidas por uma amostra retirada desta população. A amostra contém os elementos que podem ser observados e é onde as quantidades de interesse podem ser medidas.


Planejamento de Experimento

O conhecimento é a chave para a inovação e lucro, porém a aquisição de conhecimento pode ser complexa, demorada e custosa. Para termos sucesso, precisamos aprender a aprender. Esta é a chave para a geração de ideias, melhoria de processos, desenvolvimento de novos produtos.


Probabilidades

A probabilidade é a ciência que está nos bastidores das principais tecnologias do século 20 e início do século 21. Não conseguimos imaginar o dia em que não utilizamos a probabilidade em nossas ações rotineiras.


Processo Estocástico

Processo estocástico é uma coleção de variáveis aleatórias que, em geral, são utilizadas  para estudar a evolução de fenômenos (ou sistemas) que são observados ao longo do tempo.


Revisão Periódica do Produto (RPP)

A Revisão Periódica de Produto (RPP) segundo Guia da ANVISA (2012)[1] é uma ferramenta da qualidade de grande utilidade, principalmente na área farmacêutica.


Séries Temporais

Uma série temporal é um conjunto de observações feitas sequencialmente ao longo do tempo. Utilizada em diversas áreas em que a sequência do tempo é fundamental na análise, como por exemplo finanças, economia, meteorologia, marketing, etc.


Simulação Monte Carlo

A aleatoriedade dos métodos de simulação se baseiam na geração de uma sequência de variáveis aleatórias independentes uniformemente distribuídas no intervalo


Tabela Cruzada

A tabela cruzada, também conhecida como tabela de contingência, tem como principal objetivo que uma variável não seja influenciada pela outra, entretanto, em muitos casos esta influência ocorre. Este tipo de influência pode ser vista de dois modos.


Técnicas Não Paramétricas

Todos os procedimentos básicos de estatística - o teste T, o teste F, a análise de variância (ANOVA), entre outros - dependem fortemente da suposição de qu


Validação de Metodologia Analítica

O objetivo da validação do método é garantir que a metodologia analítica seja exata, precisa, estável, reprodutível e flexível sobre uma faixa específica de uma substância em análise.

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido por Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade e por DIGUP - Desenvolvimento de Sistemas e Consultoria Estatística, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook