9 - Análise de Capacidade para Posição Real

Você está aqui

Em muitas aplicações industriais, estamos interessados em avaliar a capacidade de um processo em produzir dentro de especificações sobre a posição de determinada característica. Por exemplo, quando realizamos um furo em uma peça temos um alvo espeficado (Target Position) para o centro desse furo. Em geral, a região de tolerância é uma circunferência centrada no alvo. 
Com o objetivo de avaliar tal capacidade, Krishnamoorthi (1990) propõe uma dupla de índices, a saber, $ PC_p $ e $ PC_{pk} $. O índice $ PC_p $ é uma medida de quanto a região de variabilidade natural do processo $ (6\sigma) $ representa da região de tolerância. Por sua vez, $ PC_{pk} $ é uma medida de distância entre o a média do processo e o alvo. Nesta proposição, Krishnamoorthi assume que o vetor aleatório formado pelas coordenadas da posição do processo são variáveis aleatórias com distribuição normal com variâncias iguais e independentes entre si.

Análise de Capacidade

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]