2.7.3 Algumas Considerações

Você está aqui

 A seleção de variáveis é um meio para se chegar a um modelo, mas não é a etapa final. O objetivo é construir um modelo que seja bom para obter predições ou que explique bem o relacionamento entre os dados.

Os métodos de seleção automática têm a vantagem de não necessitar de grande esforço computacional. Mas eles não indicam o melhor modelo respeitando algum critério (não retorna um conjunto de modelos em que o pesquisador tem o poder de escolha).

Já o método de todos os modelos possíveis identifica modelos que são melhores respeitando o critério que o pesquisador quiser.

É indicado, então, usar métodos passo a passo combinados com outros critérios.

Se por acaso existe um grande número de variáveis, é recomendado usar métodos de seleção automática para eliminar aquelas com efeitos insignificantes E o conjunto reduzido de variáveis pode então ser investigado pelo método de todos os modelos possíveis.

A escolha do modelo final não é uma tarefa fácil. Além dos critérios formais, devemos responder às seguintes questões:

  • O modelo faz sentido?
  • O modelo é útil para o objetivo pretendido? Se, por exemplo, o custo da coleta dos dados de uma variável é exorbitante e impossível de ser obtido, isso resultará em um modelo sem utilidade.
  • Todos os coeficientes são razoáveis, ou seja, os sinais e magnitude dos valores fazem sentido e os erros padrões são relativamente pequeno?
  • A adequabilidade do modelo é satisfatória? Sem outliers, tem variância constante, normalidade e os dados são independentes?

Um princípio a ser levado em consideração é o "princípio da parcimônia": modelos mais simples devem ser escolhidos aos mais complexos, desde que a qualidade do ajuste seja similar.

Análise de Regressão

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]