- (16) 3376-2047
- [email protected]
- Portfólio de Serviços
- AT
A seleção de variáveis é um meio para se chegar a um modelo, mas não é a etapa final. O objetivo é construir um modelo que seja bom para obter predições ou que explique bem o relacionamento entre os dados.
Os métodos de seleção automática têm a vantagem de não necessitar de grande esforço computacional. Mas eles não indicam o melhor modelo respeitando algum critério (não retorna um conjunto de modelos em que o pesquisador tem o poder de escolha).
Já o método de todos os modelos possíveis identifica modelos que são melhores respeitando o critério que o pesquisador quiser.
É indicado, então, usar métodos passo a passo combinados com outros critérios.
Se por acaso existe um grande número de variáveis, é recomendado usar métodos de seleção automática para eliminar aquelas com efeitos insignificantes E o conjunto reduzido de variáveis pode então ser investigado pelo método de todos os modelos possíveis.
A escolha do modelo final não é uma tarefa fácil. Além dos critérios formais, devemos responder às seguintes questões:
Um princípio a ser levado em consideração é o "princípio da parcimônia": modelos mais simples devem ser escolhidos aos mais complexos, desde que a qualidade do ajuste seja similar.
O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.