ANOVA - Modelo com Efeitos Aleatórios

Você está aqui

No módulo anterior vimos o modelo da ANOVA com efeitos fixos e difere do modelo abordado neste módulo, em que modelamos a ANOVA com efeitos aleatórios. A distinção destes dois modelos é melhor visto através de um exemplo.

Na maioria das espécies de mamíferos o fator "sexo" têm dois níveis, que são "masculino" e "feminino". Para uma análise deste fator, por exemplo, a pessoa do sexo feminino transmite uma grande quantidade de informações sobre a pessoa, e esta informação se baseia em experiência adquirida à partir de muitas outras pessoas que eram do sexo feminino. Esta pessoa vai ter um conjunto de atributos (associado a ela ser mulher), não importa qual a população que a pessoa está inserida.

Agora, quando avaliamos o nível de educação de matemática em uma determinada cidade, em que temos o fator "escola". Quando avaliamos um nível deste fator, a escola "A" por exemplo, ela não transmite qualquer informação sobre as notas dos alunos no ensino de matemática, caso não tenhamos informações sobre o desempenho ou classificação (ranking) de desempenho publicado em pesquisas, e que o nível de ensino destas escolas podem influenciar na conclusão sobre as notas dos alunos. Caso não tenhamos este tipo de informação o fator escola não transmite qualquer informação sobre as notas, diferentemente do fator sexo que é informativa.

Por este último ter este tipo de característica, o fator sexo é modelado como efeitos fixos. Já o fator escola, as notas dos alunos diferem em muitos aspectos, mas que não sabemos exatamente como ou porque eles diferem, deste modo modelamos com efeitos aleatórios. No caso do sexo, sabemos que pessoas do sexo masculino e feminino são susceptíveis a variar de maneiras características e previsíveis, já no caso das notas dos alunos não. Assim, para aprofundarmos estes conceitos, vamos apresentar os modelos de ANOVA com efeitos aleatórios.

 

Dúvidas sobre esse conteúdo? Comente:

ANOVA

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido por Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade e por DIGUP - Desenvolvimento de Sistemas e Consultoria Estatística, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  28 de Setembro,2066 - B, São Carlos - SP | CEP 13560-270
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]