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Exemplo 5.1: One Way ANOVA

Em uma pesquisa de satisfação, 50 clientes opinaram sobre 4 programas de recompensas de cartão de crédito emitindo uma nota para cada programa. Queremos saber quais programas têm maior aceitação dos clientes.

  1. Os programas avaliados foram: Programa de incentivo a viagens: compras viram pontos e dão direitos a passagens aéreas;
  2. Programa de incentivo a compras: pontos acumulados que se transformam em compras grátis em grandes redes comerciais;
  3. Programa de prêmios: clientes concorrem a prêmios semanais e mensais em dinheiro;
  4. Programa de incentivo ao carro 0km: as compras transformam-se em descontos na compra de um carro 0km.

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Questões:

  • Discutir o Plano Amostral; 
  • Propor um modelo paramétrico;
  • Propor a estratégia de intervalo de confiança e de teste de hipótese;
  • Estimar  parâmetros do modelo;
  • Analisar de resíduos;

Ao rejeitarmos a hipótese nula, devemos comparar diferentes funções associadas às médias dos níveis do fator.

  • Comparar médias dos níveis duas a duas (Teste de Tukey);
  • Comparar todos com um nível padrão ou controle (Teste de Dunnett);
  • Detectar o melhor ou o pior ( Teste de HSU).

Para o modelo heterocedástico, propor os testes de hipótese para variância:

  • Teste de Barlett;
  • Teste de Levene.

Exemplo 5.2: One Way ANOVA

Consideremos o retorno diário de um portfólio e o retorno do índice S&P 500  analisados no período de 12 meses. Queremos analisar esses retornos ao longo desses 12 períodos.

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Questões: 

  • Discutir o Plano Amostral;
  • Propor um modelo paramétrico;
  • Propor a estratégia de intervalo de confiança e de teste de hipótese;
  • Estimar  parâmetros do modelo;
  • Analisar de resíduos;

Ao rejeitarmos a hipótese nula, devemos comparar diferentes funções associadas às médias dos níveis do fator. 

  • Comparar médias dos níveis duas a duas (Teste de Tukey);
  • Comparar todos com um nível padrão ou controle (Teste de Dunnett);
  • Detectar o melhor ou o pior ( Teste de HSU).

Para o modelo heterocedástico, propor os testes de hipótese para variância:

  • Teste de Barlett;
  • Teste de Levene.

Exemplo 5.3: Two Way ANOVA

Com o objetivo de verificar a existência ou não da relação entre o sentimento de mercado e os preços futuros das ações, foi analisado o relacionamento entre os fatores sentimento e o fator valor de mercado da empresa. O sentimento de mercado  podemos definir aqui como a propensão do investidor para a especulação.

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Questões:

  • Propor um modelo paramétrico;
  • Propor a estratégia de teste de hipótese;
  • Estimação dos parâmetros do modelo;
  • Análise de resíduos;
  • Análise Gráfica.

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