2.2 - Defeitos por Milhão de Oportunidades (DPMO)

Você está aqui

Ao analisar o número de peças com defeitos, fabricadas por uma linha de produção, algumas empresas avaliam apenas a taxa de defeituosos no final do processo. Por exemplo, se foram produzidos 200 unidades e 10 unidades falharam no final da montagem, a taxa de defeitos reportada é de $ 5\% $.

A taxa de defeito por unidade pode ser melhorada incluindo o número de oportunidades, para focar no processo e/ou produto. Um indicador adequado para a taxa de defeitos por unidade deve considerar o número de oportunidade para a falha nos cálculos. Para ilustrar, considere um processo onde os defeitos são classificados por tipo e o número de oportunidades para a falha (OP) são definidos para cada tipo.  O número de defeitos (D) e unidades (U) são obtidos do processo durante algum período de tempo. O cálculo do indicador pode ser obtido na forma:

Tipo de defeito Descrição
Número de defeitos $ D $
Unidades $ U $ 
Oportunidades $ OP $
Total de Oportunidades $ TOP=U\times OP $
Defeitos por Unidade $ DPU=D/U $
Defeitos pelo Total de Oporunitades $ DPO=D/TOP $
Defeitos por Milhão de Oportunidades $ DPMO=DPO \times 1.000.000 $

Tabela 1: DPMO

 

Nas aplicações temos até 20 tipos diferentes de defeitos, cujo cálculo do indicador DPMO deve ser obtido para cada tipo de defeito.
Então, tomamos a média do indicador DPO e DPMO para o processo e/ou produto e construímos um gráfico de Pareto para o DPMO dos defeitos.

Para uma aplicação na indústria eletrônica, considere o processo de solda de componentes em uma placa de circuito impresso. Neste caso, o número de oportunidades para a falha pode ser o número de componentes (de cada tipo) vezes o número de pontas de solda.  A vantagem de utilizar o DPMO para esta situação é que diferentes componentes são montados na placa e cada um desses componentes contém um número diferente de pontos de solda. Assim, com o DPMO, podemos uniformizar o indicador sobre o processo.

Aplicação:

Os defeitos encontrados na assistência técnica de um produto foram classificados em tipos 1, 2, 3, 4, 5, e 6. Durante um certo período de tempo foram coletados os dados referentes ao número de defeitos (D), unidades (U) e oportunidades por unidade. Os dados são apresentados na Tabela 1

Tipo  OP 
21 327 92
10 350 85
8 37 43
68 743 50
74 80 60
20 928 28

Tabela 1: Assistência técnica.

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

 

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]