4.3 - Escolha do Modelo Probabilístico

Você está aqui

A escolha do modelo a ser utilizado é um tópico extremamente importante na análise paramétrica de dados de confiabilidade.

A utilização de um modelo inadequado para representar os dados compromete a análise estatística, gerando erros grosseiros de estimativas. 

No entanto, se um modelo probabilístico adequado aos dados é definido, podemos então utilizar método de máxima verossimilhança para estimar os seus parâmetros. 

As distribuições de probabilidade apresentadas anteriormente são típicas para dados de confiabilidade. Entretanto, para avaliar qual distribuição melhor se ajusta aos dados podemos comparar os valores estimados com os valores observados. Portanto, a forma mais simples de avaliar qual distribuição será utilizada para um conjunto de dados e escolher um modelo mais adequado é através de técnicas gráficas.

Por fim, se nenhum modelo paramétrico for adequado, necessita-se de uma análise por meio de técnicas não-paramétricas, como o estimador de Kaplan-Meier já discutido anteriormente. No entanto, se a distribuição de probabilidade for bem especificada, as técnicas paramétricas serão mais eficientes do que as técnicas não-paramétricas.

A seguir, apresentamos as técnicas gráficas utilizadas para a escolha de um modelo probabilístico.

Confiabilidade

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]