Neste tipo de planejamento, o mais utilizado dentro da indústria, estão envolvidos k fatores, cada um deles presente em apenas dois níveis.
Os efeitos principais são definidos como "a mudança ocorrida na resposta quando se move do nível baixo para o nível alto"
Construa uma tabela como abaixo:
| Tratamento | A | B | Y |
| 0 | -1 | -1 | 26,6 |
| (a) | 1 | -1 | 40,9 |
| (b) | -1 | 1 | 11,8 |
| (ab) | 1 | 1 | 34 |
| 0 | -1 | -1 | 22 |
| (a) | 1 | -1 | 36,4 |
| (b) | -1 | 1 | 15,9 |
| (ab) | 1 | 1 | 29 |
| 0 | -1 | -1 | 22,8 |
| (a) | 1 | -1 | 36,7 |
| (b) | -1 | 1 | 14,3 |
| (ab) | 1 | 1 | 33,6 |
clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo
| Você pode consultar o vídeo demonstrativo para esse exemplo. | |||
Para realizarmos a Gráfico de Efeitos Principais, vamos realizar os seguintes passos:
1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:
Action
DOE
Gráficos Fatoriais
Gráfico de Efeitos

Em seguida para utilizarmos esta ferramenta, faremos o mesmo procedimento do módulo Efeitos Principais.
Resultados e Interpretação
Finalizado o processo, o seguinte resultado será obtido:


Figura 1: Efeitos principais dos fatores
e
.
Como aparentemente não há interação, podemos analisar a Figura 1 e vemos que em média, quando mudamos de
para
o tempo de reação aumenta e quando passamos de
para
o tempo de reação diminui. Novamente, não podemos concluir apenas utilizando os gráfico, é necessário fazermos uma análise estatística para verificarmos se cada fator é significante e se a interação realmente não é significante, e quais seriam os melhores níveis para obter o menor tempo de reação.
