Skip to main content

6.9 - Gráfico de Ishikawa

Manual da ferramenta Action sobre Diagrama de Ishikawa

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico sobre o Diagrama de Ishikawa clique aqui  


O diagrama de Ishikawa, conhecido também como causa e efeito, é uma forma de organizar e representar as diferentes teorias propostas sobre as causas de um problema.

Exemplo:

A exemplo do que ocorre na maioria das empresas, os pontos fracos acabam por gerar inúmeras dificuldades e problemas operacionais, com grandes e inevitáveis reflexos negativos sobre o meio organizacional. Duas dessas dificuldades estão descritas na tabela abaixo.


 

Fatores Causadores Ambiente de Trabalho
Não Reconhecimento Profissional Relação com a equipe
Inexistência de uma política salarial Justa Relação com seus superiores

 

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

 

Você pode consultar o vídeo demonstrativo para esse exemplo.

Para realizarmos o diagrama de Ishikawa, vamos realizar os seguintes passos:


1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action $ \blacktriangleright $ Gráficos $ \blacktriangleright $ Ishikawa.

2. A seguir aparecerá uma janela como mostrada abaixo;

3. No campo Causas selecionemos as colunas (ou linhas) que contém as causas de determinado problema. Observe que a primeira linha informará sempre as causas principais, da segunda linha em diante, reserva-se a colocação dos níveis dessa causa;


4. No campo Efeito digitemos o efeito que os problemas descritos no campo anterior estão causando, neste caso, "Funcionários estão insatisfeitos";

5. Clicando em Opções do Gráfi co você poderá escolher o título, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. No nosso exemplo digitaremos o Título;


6. Em Mostrar Resultados, caso desejarmos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, vamos clicar em (Célula Atual), senão poderemos imprimir os resultados em nova planilha , nesse caso clicaremos em (Nova Planilha).

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

7. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.

 


Resultados e Interpretação


Finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados:

Como vemos acima, os níveis dentro das duas causas principais: não reconhecimento profissional, insistência de uma ploítica salarial justa, relação com seus superiores e relação com a equipe, estão causando a insatisfação dos funcionários.