Skip to main content

6.11 - Gráfico de pizza

Manual da ferramenta Action sobre Gráfico de Pizza

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico sobre o Gráfico de Pizza clique aqui  

É um diagrama circular onde as áreas de cada setor são proporcionais às respectivas frequências. Este gráfico pode vir acompanhado de suas respectivas porcentagens.

 

Exemplo: Uma empresa da área automobilística acompanha o número de defeitos encontrados nos equipamentos enviados para a calibração. Na Tabela a seguir apresentamos os dados referentes a um mês de acompanhamento dos defeitos encontrados nos equipamentos das diversas áreas.

Defeitos em equipamentos enviados para calibração 
Centro de custo Nº de defeitos
Pré-usinagem 9
Tratamento térmico 12
Fundição 10
 Usinagem 45
Tratamento superficial 13
TOTAL 89

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Você pode consultar o vídeo demonstrativo para esse exemplo.

Para realizarmos o gráfico de Pizza, vamos realizar os seguintes passos:


1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action $ \blacktriangleright $ Gráficos $ \blacktriangleright $ Pizza.

2. A seguir aparecerá uma janela como mostra a figura abaixo;

3. No campo Conjunto de Dados selecionemos a coluna (ou linha) que contém os dados, que devem ser numéricos;


4. Com o cursor no campo Rótulos selecione a coluna (ou linha) com os fatores associados ao conjunto de dados;

6. Clicando em Opções do Gráfi co você poderá escolher o título, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. No nosso exemplo mudaremos a cor para Cores da Terra;

7. Em Mostrar Resultados, caso desejarmos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, vamos clicar em (Célula Atual), senão poderemos imprimir os resultados em nova planilha , nesse caso clicaremos em (Nova Planilha).

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

8. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.



 

Resultados e Interpretação


Finalizado o processo, o seguinte resultado será obtido:

O gráfico acima nos permite ver que a área da usinagem é responsável pela maior ocorrência de defeitos, representando cerca da metade desse total.