Ensaio de Proficiência

Você está aqui

Os métodos estatísticos cada vez mais vêm sendo reconhecidos como um importante instrumento para diagnosticar e otimizar a gestão e a operação de diversos sistemas, desde os sistemas humanos aos mais complexos sistemas físicos. As aplicações destes métodos, vêm desempenhando um papel importante na solução de muitos problemas da indústria à agricultura, passando pelos setores socioeconômicos, administrativo e de saúde. Além do que, grande parte das mais avançadas pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento dependem cada vez mais dos métodos estatísticos.

Especificamente na indústria, observamos que o uso de técnicas estatísticas extremamente simples pode ajudar a manter a qualidade de produtos dentro de um determinado nível. Na maioria das vezes, os métodos estatísticos empregados contribuem para o aumento da produção ou até mesmo para a redução de custos, sem que nenhum investimento adicional ou que medidas de expansão industrial precisem ser tomadas. Dos diversos métodos estatísticos que podemos empregar, vamos desenvolver um procedimento para avaliar estatisticamente os programas de ensaios de proficiência.

Os programas de ensaios de proficiência são muito utilizados em comparações inter laboratoriais com o intuito de determinar o desempenho dos laboratórios participantes na realização de ensaios (ou calibrações) específicos e para monitorar a consistência e comparabilidade dos dados. Comparações inter laboratoriais são conduzidas não somente para analisar laboratórios, como também para avaliar métodos e padrões, ver ISO/IEC 17043:2010 [9].

Os ensaios de proficiência (EP) por meio de comparações inter laboratoriais são utilizados de forma corrente pelos organismos de acreditamento (INMETRO), com o objetivo de avaliar e acompanhar a capacidade de medição dos laboratórios. Eles são reconhecidos internacionalmente como um elemento importante para o estabelecimento da confiança mútua entre os laboratórios de diferentes países e entre organismos nacionais de acreditamento de laboratórios. Um programa de comparação inter laboratorial envolvendo diversos laboratórios requer uma estrutura organizacional adequada e um forte comprometimento dos participantes no cumprimento das condições preestabelecidas em documento de orientação.

 

 

Dúvidas sobre esse conteúdo? Comente:

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido por Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade e por DIGUP - Desenvolvimento de Sistemas e Consultoria Estatística, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]