2.1 - Especificação de um contrato

Você está aqui

Em contratos realizados fora da Bolsa (ex. forward contract), são os participantes que decidem quais condições devem ser satisfeitas na negociação. Já nos contratos futuros e opções certas especificações são impostas no contrato pelo Bolsa de valores, por exemplo:  

  • Ativo 
  • Tamanho do contrato
  • Local de entrega
  • Dividendos 
  • Posição limite
  • Variação mínima de apregoação

 

O objetivo destas especificações são o de facilitar a liquidez do contrato

Ativo

A bolsa de valores especifica qual o tipo de ativo está sendo negociado no contrato, ação, treasury bond, commoditie, entre outros.

Quando o ativo é um commoditie pode haver uma variação na qualidade do ativo, que é avaliada no mercado. Assim quando o ativo é especificado é importante que a Bolsa estipule os graus de aceitação da commoditie.

Exemplo 2.1.1:

Em um contrato futuro de soja em grão tipo exportação a BM&F especifica que os limites máximos de aceitação do ativo-objeto é no máximo 14% de umidade, 1% de matérias estranhas e impurezas, 30% de quebrados, 8% de esverdeados, 8% de avariados e 18,5% de conteúdo de óleo.

Exemplo 2.1.2:

Em um contrato futuro de Ouro a BM&F especifica que, cada lote padrão negocia 250 gramas de ouro, a variação mínima de apregoação é de $ R\$ 0,001 $, o teor de pureza é de 999,0 partes de ouro fino para cada 1.000 partes de metal e os ativos aceitos como margem são dinheiro, ouro, títulos públicos e privados e ações.

Ativos financeiros geralmente estão bem definidos. Por exemplo não existe a necessidade de especificar os graus de aceitação da moeda japonesa yen. Contudo existe características interessantes em Bonds e notas do tesouro em contratos futuros. Uma característica do Treasury bond é ter maturidade maior do que 15 anos.

Tamanho do contrato

O tamanho do contrato especifica a quantidade de ativo que será entregue por contrato. O tamanho do contrato é uma importante decisão para a bolsa de valores. Se o tamanho do contrato for muito grande, muitos investidores que desejam se proteger de pequenas exposições serão incapazes de utilizar a bolsa. Por outro lado se o tamanho do contrato for pequeno, negociá-los será caro pois a cada negociação existe um custo associado.

Exemplo 2.1.3:

Em um contrato futuro de Soja em grão tipo exportação, cada contrato negocia 450 sacas de 60 quilos cada.

Exemplo 2.1.4:

Em um contrato futuro de Café Arábica, cada contrato negocia 100 sacas de 60 quilos cada.

Local de entrega

O local de entrega é um fator importante para o future contract pois para commodities existe um custo de transporte envolvido na negociação. Assim a bolsa de valores especifica um local adequado para a entrega do ativo.

Exemplo 2.1.5:

 No contrato futuro de Café Arábica a entrega deve ser feita em armazéns cadastrados pela BM&F. No caso de entrega em localidades diferentes do município de São Paulo, haverá dedução do custo de frete para apuração do valor de liquidação.

Dividendos

Dividendos são uma parcela do lucro apurado por uma sociedade anônima, distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social. 

Posição limite

A posição limite é o número máximo de contratos que um especulador pode possuir.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]