- Estatcamp: (16) 3376-2047 [email protected]
- [email protected] https://www.actionstat.com.br
Nesta seção, discutimos as formas de apresentação do resultado da medição. Para facilitar ao usuário, começamos arrendondando o valor da incerteza expandida conforme a regra abaixo.
Quando desejamos arredondar um número para que este seja expresso com uma certa quantidade de dígitos significativos, devemos aplicar regras convencionais de arredondamento.
Regra 1:
Se o algarismo à direita do último dígito que se pretende representar for inferior a 5, apenas desprezamos os demais dígitos à direita. Exemplo: 3,14159265 para 3,14.
Regra 2:
Se o algarismo à direita do último dígito que se pretende representar for maior que 5, adicionamos uma unidade ao último dígito representado e desprezamos os demais dígitos à direita. Exemplo: 3,14159265 para 3,1416.
Regra 3:
Se o algarismo à direita que se pretende representar for igual a 5, então o arredondamento deve ser tal que o último dígito representado depois do arredondamento deve ser par. Exemplo: 3,14159265 para 3,142.
Números de algarismo na incerteza de medição
Não existe uma regra bem definida para o número de algarismos que devem ser indicados para a incerteza de medição. Em geral, utilizamos 2 algarismos significativos, além dos zeros à esquerda. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar mais dígitos significativos para evitar erros de arredondamento nos cálculos subsequentes. Em outros casos, não é possível atribuir mais de 1 algarismo para incerteza de medição.
Resumo:
$\bullet$ Incerteza de medição deve ser apresentada com 2 algarismos quando o primeiro algarismo na incerteza for 1 ou 2.
$\bullet$ Incerteza de medição pode ser apresentada com 1 algarismo quando o primeiro algarismo da incerteza for 3 ou maior.
$\bullet$ Incerteza de medição pode ser representada com 2 algarismos em qualquer caso.
De acordo com as regras acima, apresentamos os exemplos:
Incorreto | Correto | ||
0,144 (mm) | 0,14 (mm) | ||
1,026 (s) | 1 (s) | ||
3,49 (mm) | 3,5 (mm) | ou | 3 (mm) |
3,51 (mm) | 3,5 (mm) | ou | 4 (mm) |
0,00514 (mm) | 0,005 (mm) | ou | 0,005 (mm) |
Voltando ao exemplo 1.3.2
Neste caso, o resultado da medição é expresso na forma
$$10 000,000~g~+~0,018~g~\pm 0,04~g~(k=1,96),$$
ou seja
$$10 000,018~g~\pm~0,04~g~(k=1,96).$$
Voltando ao exemplo 1.3.3
Neste caso, o resultado da medição é expresso na forma
$$83,0~mm^2~\pm~0,4~mm^2~(k=2).$$
Quando relatamos o resultado de uma medição devemos:
a) Fornecer uma descrição completa de como o mensurando Y é definido;
b) Expressar o resultado da medição: Y=y +/- U e fornecer as unidades de y e U;
c) Incluir a incerteza relativa expandida U / |y|, com y $\neq$ 0, quando apropriado;
d) Fornecer o valor de k utilizado para obter U;
e) Fornecer o nível de confiança aproximado associado com o intervalo y +/- U e explicar como foi obtido;
O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.