Comparação das taxas de reclamação entre dois escritórios para dados completos

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre Teste de Proporção - 2 Amostras

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico Teste de Proporção - 2 Amostras clique aqui  

Testar hipóteses comparando as proporções de duas populações independentes.

Exemplo:

Uma empresa que presta serviços de assessoria econômica a outras empresas está interessada em comparar a taxa de reclamações sobre os seus serviços em dois de seus escritórios em duas cidades diferentes. Suponha que a empresa tenha selecionado aleatoriamente 100 serviços realizados pelo escritório da cidade A e 120 serviços realizados pelo escritório da cidade B. As tabelas a seguir mostram esses serviços (1 indica que não houve reclamação e 0 indica que houve reclamação). A empresa deseja saber se estes resultados são suficientes para se concluir que os dois escritórios apresentam diferença significativa entre suas taxas de reclamações.

Grupo

Amostra 1

Amostra 1

...

Amostra 1

Amostra 1

Amostra 2

Amostra 2

...

Amostra 2

Amostra 2

Valor

1

1

...

0

1

1

1

...

0

1

 clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Para realizarmos o teste de Proporção, vamos seguir os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Estatística Básica $ \blacktriangleright $ Proporção $ \blacktriangleright $ Duas Amostras.

2. A seguinte janela será exibida;

3. No campo Tipos de Entrada selecionamos a opção Dados Completos;

4. No campo Dados de Entrada, selecionaremos a coluna (tabela ou linha) que contém os dados e nome da colunas. Utilizaremos o mouse para fazer estas seleções e clicaremos no botão Ler;

5. No campo Amostra selecionaremos Valor. Feito isso, aparecerá no campo Grupos Grupo;

6. No campo Identificação do Sucesso, selecionaremos 1 que corresponde ao sucesso na amostra;

7. No Escolha do tipo de teste escolhemos entre as opções Teste qui-quadrado de PearsonTeste utilizando o TCL . No nosso exemplo, selecionaremos a opção Teste utilizando o TCL;

8. Determinamos o nível de confiança, no caso 0,95 (95%), no campo Nível de Confiança;

9. No campo Hipótese Alternativa escolhemos entre as opções Diferente, Menor que ou Maior que. Como neste exemplo, estamos interessados em avaliar se existe diferença significativa entre as proporções das amostras, selecionaremos a opção Diferente;

10. Em Mostrar Resultados, selecionamos entre as opções Célula Atual ou Nova Planilha. Sugerimos a opção Nova Planilha, pois o Action não possui o comando Desfazer.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

11. Finalmente, clicamos em Ok para concluir a análise e obter os resultados.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, os seguintes resultados serão obtidos:

Como o p-valor obtido, 0,518517, é maior que o nível de significância adotado, de 0,05, portanto não rejeitamos a hipótese nula, de igualdade entre as proporções. Assim, não há evidências para dizermos que os escritórios apresentam diferença significativa entre suas taxas de reclamações.

Manual - Estatística Básica

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]