Gráfico de barras para o nível de escolaridade dos candidatos de um concurso público

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre o Gráfico de Barras

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico do Gráfico de Barras clique aqui  

O gráfico de barras é um tipo de gráfico no qual os itens de dados são representados sob a forma de barras retangulares. As barras podem ser verticais ou horizontais, e podem se distinguir umas das outras pela cor ou por algum tipo de sombreado ou padrão. Valores positivos e valores negativos podem ser apresentados em relação a uma linha de base no ponto zero O gráfico de barras é utilizado quando temos dados qualitativos.

 

Exemplo:  

 Em um concurso público foram contabilizados os números de pessoas inscritas segundo os níveis de escolaridade: fundamental completo, médio completo, superior completo e pós-graduação completa. Segue abaixo a Tabela com os valores observados. 

Nível de escolaridade Inscritos
Fundamental 451
Médio 627
Superior 292
Pós-graduação 95

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Você pode consultar o vídeo demonstrativo para esse exemplo.

Para executar o Gráfico de Barras, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action $ \blacktriangleright $ CEP $ \blacktriangleright $ Ferramentas Básicas $ \blacktriangleright $ Gráfico de Barras

2. A seguinte tela será exibida:

3. Inicialmente, selecionamos em Tipo de Gráfico se o gráfico que será realizado é simples ou múltiplo (utilizado para diversos grupos). Neste exemplo, o gráfico iremos realizar um gráfico de barras simples (apenas um grupo).

4. Em seguida, selecionamos em Dados de Entrada, se os dados são passados completos (o conjunto de dados cru) ou se os dados estão resumidos (tabelas com o resumo das informações) e selecionamos com o mouse a(s) coluna(s) que contém(êm) o conjunto de dados. Selecionamos a caixa de seleção Colunas com nome caso a(s) coluna(s) contenha(m) o(s) nome(s) relativo(s) às informações e clicamos no botão Ler. Neste exemplo, os dados estão em uma tabela, portanto selecionaremos Dados Resumidos e as colunas contêm os nomes, portanto selecionaremos a opção Colunas com nome.

5. Como estamos no caso do gráfico Simples e os dados de entrada são Resumidos, estarão habilitadas apenas as opções Frequência e Categorias. Em Frequências, selecionamos a coluna de dados numéricos correspondentes as frequências absolutas, no nosso exemplo, a coluna Inscritos. Em Categorias, selecionamos a coluna de dados categóricos, no nosso exemplo, a coluna Nível de escolaridade.

6. Em Tipo de Frequência, selecionamos a opção de como o gráfico de barras será realizado. O gráfico pode ser feito a patir das frequências absolutas do conjunto de dados ou das frequências pecentuais. Neste exemplo, realizaremos um gráfico de barras com a opção Frequência Absoluta.

7. A opção Gráficos Múltiplos estará desabilitada pois só é utilizada no caso em que o tipo de gráfico selecionado é Múltiplo.

8. Clicando em Opções do Gráfico, você poderá escolher entre diversas opções gráficas, como o título do gráfico, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. Neste exemplo, mudaremos a cor das barras para azul;

9. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

10. Finalmente, clicamos em Ok para concluir a análise e obter os resultados.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, será exibido o seguinte gráfico:

No gráfico, fica claro que o número de candidatos ao concurso que tem o nível de pós-graduação é bastante inferior aos demais.

Manual - Ferramentas da Qualidade

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]