Tendência para medição de uma peça

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre MSA Tendência usando o Histórico

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico MSA Tendência clique aqui  

Exemplo:

Um engenheiro está avaliando um novo sistema de medição para monitorar um processo. Uma análise do sistema de medição indicou que não deve haver preocupação com a linearidade, pois a faixa de interesse é pequena. Uma única peça foi escolhida de tal forma que esteja próxima ao valor nominal dos processos. A peça foi medida por um sistema de medição sofisticado para determinar seu valor de referência (valor de referência = 6). A peça foi então medida 15 vezes por um operador  e o valor da variabilidade total do processo é de 2,5, este valor será utilizado para validar a repetitividade do sistema de medição. Os valores são dados na tabela abaixo.

Ensaios Medidas
1 5,8
2 5,7
3 5,9
4 5,9
5 6
6 6,1
7 6
8 6,1
9 6,4
10 6,3
11 6
12 6,1
13 6,2
14 5,6
15 6

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Para realizarmos a análise de Tendência usando o teste-t, devemos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat$ \blacktriangleright $ Ferramentas da Qualidade $ \blacktriangleright $ MSA $ \blacktriangleright $ Variáveis $ \blacktriangleright $ Tendência e Linearidade.

 

2. A seguinte tela será exibida:

 

3. No campo Dados de Entrada e, selecionaremos com o mouse a coluna que contém os valores das medições, como na figura a seguir:

 

4. Em seguida, no campo Valor de Referência(x), selecionaremos a opção Constante,  pois estamos no caso da análise de tendência, o caso da linearidade será explicado mais a frente.

5. No campo Nível de Confiança, podemos digitar um valor para o nível de confiança do teste, o padrão édo software Action é 0,95, mas a escolha do nível de confiança depende da necessidade do usuário.

 

6. Em Variação Total, poderemos escolher entre as opções Histórico e Tolerância. Esse campo foi introduzido à partir da mudança para a 4º edição, fato devido à precisarmos validar a variabilidade associada  a repetitividade. Caso o usuário tenha dúvidas sobre o conteúdo (ver módulo tendência), no nosso caso usaremos o Histórico e na caixa digitaremos o valor da Variação Total $ VT=2,5 $. Assim, a $ \%VE=\frac{0,212}{2,5}100=8,48 $

7. Em Mostrar Resultados, caso desejarmos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, vamos clicar em (Célula Atual), senão poderemos imprimir os resultados em nova planilha , nesse caso clicaremos em (Nova Planilha). Também é possível gerar um relatório em Word clicando em (Gerar relatório Word/PDF).

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

8. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.

 

Resultados e Interpretação

Após finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados para o método MSA 4ª edição:

 

Como zero faz parte do intervalo, a tendência encontrada (0,0066 mm) não é significativa ao nível 5%.

Equivalentemente, podemos realizar o teste de hipóteses para H0 : Tendência = 0. Para testar esta hipótese, tomamos

\[t=0,12178.\]

Como $ t=0,12178 \textless t_{(n-1;1-\frac{\alpha}{2})}=2,144, $ não rejeitamos a hipótese H0, ou seja, a tendência é igual a zero com 95% de confiança. A hipótese H0 também pode ser avaliada pelo p-valor, que é calculado como:

p-valor = 0,9048.

Como o p-valor é maior que o $ \alpha $ adotado (0,05), não rejeitamos H0.

Manual - Ferramentas da Qualidade

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]