Diagrama de Pareto para identificação dos principais defeitos encontrados nos relógios comparadores utilizados na área de usinagem de uma empresa automobilística

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre Diagrama de Pareto

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico Diagrama de Pareto clique aqui  

 

O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização de problemas. Mostra ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.

Exemplo:

Uma empresa da área automobilística acompanha os defeitos encontrados nos relógios comparadores utilizados na área de usinagem. Na Tabela seguinte apresentamos os dados referentes a um mês de acompanhamento dos defeitos detectados pela área de manutenção de equipamentos.

Tipo de defeito Quantidade
Canhão 50
Ponteiro 80
Infiltração de óleo 100
Danificado 68
Não funciona 12

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Para executar o gráfico de Pareto, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Gráficos $ \blacktriangleright $ Pareto.

2. A seguinte tela será exibida:

3. Em Dados de Entrada, selecionamos se os dados são passados completos (conjnto das categorias de defeitos) ou se os dados estão resumidos (tabela com o resumo das informações) e selecionamos com o mouse a(s) coluna(s) que contém(êm) o conjunto de dados. Selecionamos a caixa de seleção Colunas com nome, caso a(s) coluna(s) contenha(m) o(s) nome(s) relativo(s) às informações e clicamos no botão Ler. Neste exemplo, os dados estão organizados em uma tabela, portanto selecionamos Dados Resumidos e as colunas contêm os nomes, portanto, selecionamos Colunas com nome.

4. Como os dados de entrada são Resumidos, ao ler o conjunto de dados, as opções Categorias e Frequências estarão habilitadas. Em Categorias, selecionamos o nome da coluna referente as categorias que, neste exemplo, é a coluna Tipo de defeito e no campo Frequências, selecionamos a coluna referente as frequências absolutas relativas à cada categoria que, neste exemplo, é a coluna Quantidade.

5. Em Opções, temos a opção de selecionar se queremos ou não agrupar categorias com baixa frequência, para isto, basta selecionar a opção Agrupar categorias com baixa frequência. Caso esta opção seja selecionada, digitamos o percentual a ser agrupado no campo Percentual a ser agrupado. Neste exemplo, agrupamos estas categorias com o percentual de 0,05.

6. Clicando em Opções do Gráfico, você poderá escolher entre diversas opções gráficas, como o título do gráfico, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. Neste exemplo, mudamos as cores das barras para um gradiente de cores que vai do verde para o amarelo.

7. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

8. Finalmente, clicamos em Ok para concluir a análise e obter os resultados.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados:

Na tabela acima se encontra a frequência, frequência acumulada, porcentagem e porcentagem acumulada. Através desses valores, chegamos a conclusão que Infiltração de óleo, Ponteiro e Danificado correspondem a 80% dos defeitos.

Manual - Gráficos

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]