- (16) 3376-2047
- [email protected]
- Portfólio de Serviços
- AT
![]() |
Manual da ferramenta Action sobre Diagrama de ParetoPara mais detalhes sobre o conteúdo estatístico Diagrama de Pareto clique aqui |
O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização de problemas. Mostra ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.
Uma empresa da área automobilística acompanha os defeitos encontrados nos relógios comparadores utilizados na área de usinagem. Na Tabela seguinte apresentamos os dados referentes a um mês de acompanhamento dos defeitos detectados pela área de manutenção de equipamentos.
Tipo de defeito | Quantidade |
Canhão | 50 |
Ponteiro | 80 |
Infiltração de óleo | 100 |
Danificado | 68 |
Não funciona | 12 |
clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo
Para executar o gráfico de Pareto, vamos realizar os seguintes passos:
1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:
Action Stat $\blacktriangleright$ Gráficos $\blacktriangleright$ Pareto.
2. A seguinte tela será exibida:
3. Em Dados de Entrada, selecionamos se os dados são passados completos (conjnto das categorias de defeitos) ou se os dados estão resumidos (tabela com o resumo das informações) e selecionamos com o mouse a(s) coluna(s) que contém(êm) o conjunto de dados. Selecionamos a caixa de seleção Colunas com nome, caso a(s) coluna(s) contenha(m) o(s) nome(s) relativo(s) às informações e clicamos no botão Ler. Neste exemplo, os dados estão organizados em uma tabela, portanto selecionamos Dados Resumidos e as colunas contêm os nomes, portanto, selecionamos Colunas com nome.
4. Como os dados de entrada são Resumidos, ao ler o conjunto de dados, as opções Categorias e Frequências estarão habilitadas. Em Categorias, selecionamos o nome da coluna referente as categorias que, neste exemplo, é a coluna Tipo de defeito e no campo Frequências, selecionamos a coluna referente as frequências absolutas relativas à cada categoria que, neste exemplo, é a coluna Quantidade.
5. Em Opções, temos a opção de selecionar se queremos ou não agrupar categorias com baixa frequência, para isto, basta selecionar a opção Agrupar categorias com baixa frequência. Caso esta opção seja selecionada, digitamos o percentual a ser agrupado no campo Percentual a ser agrupado. Neste exemplo, agrupamos estas categorias com o percentual de 0,05.
6. Clicando em Opções do Gráfico, você poderá escolher entre diversas opções gráficas, como o título do gráfico, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. Neste exemplo, mudamos as cores das barras para um gradiente de cores que vai do verde para o amarelo.
7. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.
OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.
8. Finalmente, clicamos em Ok para concluir a análise e obter os resultados.
Finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados:
Na tabela acima se encontra a frequência, frequência acumulada, porcentagem e porcentagem acumulada. Através desses valores, chegamos a conclusão que Infiltração de óleo, Ponteiro e Danificado correspondem a 80% dos defeitos.
O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.