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Manual da ferramenta Action sobre o Diagrama de Dispersão |
Uma empresa de call center visa medir o desempenho dos atendentes pelo tempo de experiência na empresa. Foram medidos os tempos médios de atendimento (segundos), durante um mês no período da manhã e tarde e foram relatados o tempo de experiência do atendente em dias.
Período | Tempo de Experiência | Tempo |
Tarde | 99 | 180,33 |
Tarde | 64 | 174,52 |
Tarde | 183 | 133,83 |
Tarde | 99 | 123,28 |
Tarde | 99 | 202,85 |
Tarde | 102 | 170,24 |
Tarde | 156 | 178,80 |
Tarde | 99 | 156,55 |
Tarde | 99 | 167,30 |
Tarde | 99 | 213,43 |
Tarde | 64 | 181,23 |
Tarde | 99 | 138,90 |
Tarde | 109 | 179,89 |
Tarde | 99 | 180,24 |
Tarde | 99 | 149,52 |
Tarde | 99 | 213,11 |
Tarde | 64 | 230,67 |
Tarde | 99 | 207,13 |
Tarde | 109 | 215,96 |
Tarde | 99 | 130,14 |
Tarde | 99 | 219,49 |
Tarde | 99 | 146,50 |
Tarde | 95 | 169,59 |
Tarde | 99 | 166,14 |
Tarde | 99 | 204,50 |
Tarde | 109 | 165,67 |
Tarde | 102 | 206,31 |
Tarde | 99 | 147,16 |
Tarde | 156 | 193,19 |
Manhã | 99 | 143,63 |
Manhã | 99 | 164,09 |
Manhã | 298 | 137,10 |
Manhã | 64 | 174,98 |
Manhã | 99 | 174,92 |
Manhã | 183 | 150,91 |
Manhã | 225 | 136,63 |
Manhã | 129 | 144,59 |
Manhã | 225 | 147,87 |
Manhã | 193 | 161,81 |
Manhã | 99 | 165,23 |
Manhã | 283 | 176,10 |
Manhã | 99 | 142,56 |
Manhã | 99 | 110,72 |
Manhã | 210 | 153,64 |
Manhã | 234 | 155,14 |
Manhã | 283 | 158,07 |
Manhã | 225 | 161,76 |
Manhã | 193 | 168,88 |
Manhã | 193 | 158,78 |
Manhã | 99 | 158,14 |
Manhã | 99 | 195,69 |
Manhã | 99 | 144,49 |
Manhã | 156 | 133,20 |
Manhã | 183 | 130,98 |
Manhã | 210 | 160,64 |
Manhã | 225 | 133,19 |
Manhã | 99 | 200,35 |
Manhã | 99 | 116,76 |
Manhã | 203 | 125,10 |
clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo
Para executar o Diagrama de Dispersão, vamos realizar os seguintes passos:
1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:
Action Stat $\blacktriangleright$ Gráficos $\blacktriangleright$ Diagrama de Dispersão.
2. A seguinte tela será exibida:
3. Em Dados de Entrada, selecionamos com o mouse a(s) coluna(s) que contém(êm) o conjunto de dados. Selecionamos a caixa de seleção Colunas com nome, caso a(s) coluna(s) contenha(m) o(s) nome(s) relativo(s) às informações e clicamos no botão Ler. Neste exemplo, as colunas contêm os nomes, portanto, selecionamos Colunas com nome.
4. Em Variável para o eixo Y, selecionamos qual coluna deverá ser utilizada como variável para o eixo Y no gráfico de dispersão. Neste exemplo queremos verificar a relação entre o tempo de experiência do atendente e o tempo médio de atendimento e selecionamos como variável para o eixo Y o Tempo.
5. Em Variável para o eixo X, selecionamos qual coluna deverá ser utilizada como variável para o eixo X no gráfico de dispersão. Como selecionamos o Tempo como variável para o eixo Y, selecionamos o Tempo de Experiência como a variável para o eixo X.
6. Em Plotar por grupos (opcional), selecionamos o Período do dia em que é realizado o atendimento. Portanto, selecionamos Período.
7. Em Opções podemos selecionar algumas opções para o diagrama de dispersão. Neste exemplo, selecionamos as opções Reta de Regressão Linear, Curva de Suavização e Intervalo de Confiança e Separar o gráfico por grupo. Em curva de suavização digitamos o parâmetro que deve ser utilizado na suavização de Loess (neste exemplo utilizamos o parâmetro padrão 1) e em intervalo de confiança, digitamos um valor entre zero e um correspondente ao intervalo de confiança. Neste caso, utilizamos 0,95.
8. Clicando em Opções do Gráfico, você poderá escolher entre diversas opções gráficas, como o título do gráfico, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. Neste exemplo, mudaremos a cor da curva de suavização de laranja para vermelho.
9. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.
OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.
10. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.
Finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados:
O gráfico acima nos mostra uma curva de aprendizado mais acentuada para o período da tarde, ou seja, para o período da tarde quanto mais tempo de experiência dos atendentes menor será o tempo médio de atendimento.
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