Gráfico de dispersão para estudo das relações lineares entre tempo de atendimento e tempo de experiência em dois períodos do dia

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Manual da ferramenta Action sobre o Diagrama de Dispersão

Exemplo:

Uma empresa de call center visa medir o desempenho dos atendentes pelo tempo de experiência na empresa. Foram medidos os tempos médios de atendimento (segundos), durante um mês no período da manhã e tarde e foram relatados o tempo de experiência do atendente em dias.

Período Tempo de Experiência Tempo
Tarde 99 180,33
Tarde 64 174,52
Tarde 183 133,83
Tarde 99 123,28
Tarde 99 202,85
Tarde 102 170,24
Tarde 156 178,80
Tarde 99 156,55
Tarde 99 167,30
Tarde 99 213,43
Tarde 64 181,23
Tarde 99 138,90
Tarde 109 179,89
Tarde 99 180,24
Tarde 99 149,52
Tarde 99 213,11
Tarde 64 230,67
Tarde 99 207,13
Tarde 109 215,96
Tarde 99 130,14
Tarde 99 219,49
Tarde 99 146,50
Tarde 95 169,59
Tarde 99 166,14
Tarde 99 204,50
Tarde 109 165,67
Tarde 102 206,31
Tarde 99 147,16
Tarde 156 193,19
Manhã 99 143,63
Manhã 99 164,09
Manhã 298 137,10
Manhã 64 174,98
Manhã 99 174,92
Manhã 183 150,91
Manhã 225 136,63
Manhã 129 144,59
Manhã 225 147,87
Manhã 193 161,81
Manhã 99 165,23
Manhã 283 176,10
Manhã 99 142,56
Manhã 99 110,72
Manhã 210 153,64
Manhã 234 155,14
Manhã 283 158,07
Manhã 225 161,76
Manhã 193 168,88
Manhã 193 158,78
Manhã 99 158,14
Manhã 99 195,69
Manhã 99 144,49
Manhã 156 133,20
Manhã 183 130,98
Manhã 210 160,64
Manhã 225 133,19
Manhã 99 200,35
Manhã 99 116,76
Manhã 203 125,10

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Para executar o Diagrama de Dispersão, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Gráficos $ \blacktriangleright $ Diagrama de Dispersão.

2. A seguinte tela será exibida:

3. Em Dados de Entradaselecionamos com o mouse a(s) coluna(s) que contém(êm) o conjunto de dados. Selecionamos a caixa de seleção Colunas com nome, caso a(s) coluna(s) contenha(m) o(s) nome(s) relativo(s) às informações e clicamos no botão Ler. Neste exemplo, as colunas contêm os nomes, portanto, selecionamos Colunas com nome.

4. Em Variável para o eixo Y, selecionamos qual coluna deverá ser utilizada como variável para o eixo Y no gráfico de dispersão. Neste exemplo queremos verificar a relação entre o tempo de experiência do atendente e o tempo médio de atendimento e selecionamos como variável para o eixo Y o Tempo.

5. Em Variável para o eixo Xselecionamos qual coluna deverá ser utilizada como variável para o eixo X no gráfico de dispersão. Como selecionamos o Tempo como variável para o eixo Y, selecionamos o Tempo de Experiência como a variável para o eixo X.

6. Em Plotar por grupos (opcional), selecionamos o Período do dia em que é realizado o atendimento. Portanto, selecionamos Período.

7. Em Opções podemos selecionar algumas opções para o diagrama de dispersão. Neste exemplo, selecionamos as opções Reta de Regressão LinearCurva de Suavização e Intervalo de Confiança e Separar o gráfico por grupo. Em curva de suavização digitamos o parâmetro que deve ser utilizado na suavização de Loess (neste exemplo utilizamos o parâmetro padrão 1) e em intervalo de confiança, digitamos um valor entre zero e um correspondente ao intervalo de confiança. Neste caso, utilizamos 0,95.

8. Clicando em Opções do Gráfico, você poderá escolher entre diversas opções gráficas, como o título do gráfico, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. Neste exemplo, mudaremos a cor da curva de suavização de laranja para vermelho.

9. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

10. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados:

O gráfico acima nos mostra uma curva de aprendizado mais acentuada para o período da tarde, ou seja, para o período da tarde quanto mais tempo de experiência dos atendentes menor será o tempo médio de atendimento.

Manual - Gráficos

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