Gráfico de efeitos principais para investigar o efeito da adubação nitrogenada

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre Efeitos Principais

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico Efeitos Principais clique aqui  

Os efeitos principais são definidos como ”a mudança ocorrida na resposta quando se move do nível baixo para o nível alto”

Exemplo:

Um agrônomo está interessado em investigar o efeito da adubação nitrogenada em dois níveis (N0 e N1) numa determinada cultura. Os resultados do experimento são apresentados na tabela abaixo.

Nitrogênio Resposta
N0 1,0
N0 1,2
N0 1,3
N0 1,6
N0 1,3
N1 1,5
N1 1,1
N1 1,6
N1 2,3
N1 1,4 

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Para executar o gráfico de Efeitos Principais, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Gráficos $ \blacktriangleright $ Efeitos.

2. A seguinte tela será exibida:

3. Em Dados de Entrada, selecionamos com o mouse as colunas que contêm o conjunto de dados. Selecionamos a caixa de seleção Colunas com nome caso as colunas contenham os nomes relativos às informações e clicamos no botão Ler. Neste exemplo, os dados estão em duas colunas que contêm os nomes, portanto, selecionamos a opção Colunas com nome.

4. Em Variável Resposta, selecionamos o nome da coluna composta pelos dados numéricos relativos à variável resposta. Neste exemplo, a variável resposta é a Resposta.

5. Em Fórmula, selecionamos a variável responsável pela montagem da fórmula. Neste exemplo, selecionamos a variável Nitrogênio.

6. Em Opções, digitamos em Nível de Confiança o nível de confiança para o teste. O padrão para o Nível de Confiança é 0,95, mas o usuário pode selecionar qualquer valor entre 0 e 1.

7. Clicando em Opções do Gráfico, você poderá escolher entre diversas opções gráficas, como o título do gráfico, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. Neste exemplo, mudaremos a linha do gráfico de efeitos para a cor azul.

8. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em uma nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

9. Finalmente, clicamos em Ok para concluir a análise e obter os resutlados.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, o seguinte resultado será obtido:

Pela tabela acima, vemos que a mudança do nível N0 para o nível N1 produz um acréscimo de (1,58 - 1,28) = 0; 3 unidades na resposta. O gráfico confirma a afirmação anterior obtida através da tabela: o nível N1 de nitrogênio, quando utilizado, oferece melhor resultado do que quando é usado o nível N0.

Manual - Gráficos

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]