Gráfico de interações para investigação do efeito da adubação nitrogenada

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre Gráfico de Interações

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico sobre o Gráfico de Interações clique aqui  

O gráfico de interações é usado quando temos ao menos dois fatores. Sua principal função é identificar visualmente se os fatores apresentam efeito conjunto ou se são independentes.

Exemplo:

Um agrônomo está interessado em investigar o efeito da adubação nitrogenada em dois níveis (N0 e N1) e fosfatada também em dois níveis (P0 e P1) numa determinada cultura. Os resultados do experimento são apresentados na tabela abaixo.

Nitrogênio  Potássio Resposta
N0  P0 1
N0  P0 1,2
N0  P0 1,3
N0  P0 1,6
N0  P0 1,3
N1  P0 1,5
N1  P0 1,1
N1  P0 1,6
N1  P0 2,3
N1  P0 1,4
N0  P1 3,2
N0  P1 5,6
N0  P1 4,4
N0  P1 4,5
N0  P1 5,5
N1  P1 3,8
N1  P1 6
N1  P1 4,8
N1  P1 5
N1  P1 6,2

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Para executar o gráfico de Interações, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Gráficos $ \blacktriangleright $ Interações.

2. A seguinte tela será exibida:

3. Em Dados de Entrada selecionamos com o mouse a(s) coluna(s) que contém(êm) o conjunto de dados. Selecionamos a caixa de seleção Colunas com nome caso a(s) coluna(s) contenha(m) o(s) nome(s) relativo(s) às informações e clicamos no botão Ler. Neste exemplo, as colunas contêm os nomes, portanto selecionamos a opção Colunas com nome.

4. Após a leitura do conjunto de dados, selecionamos em Variável Resposta, a coluna correspondente à variável resposta do conjunto de dados. Neste exemplo, a coluna correspondente à resposta é Resposta.

5. Em Fatores, selecionamos os fatores de interesse para o gráfico de interações. Neste exemplo, selecionamos os fatores Nitrogênio e Potássio.

6. Clicando em Opções do Gráfico, você poderá escolher entre diversas opções gráficas, como o título do gráfico, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. Neste exemplo, mudaremos a cor de fundo do gráfico para azul.

7. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em uma nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

8. Finalmente, clicmos em Ok para concluir a análise e obter os resultados.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados:

Aqui vemos que não há interação entre os dois fatores e seus respectivos níveis, ou seja, existe independência entre eles. Assim, independente do nível de nitrogênio a ser usado, N0 ou N1, o nível de potássio P1 apresentará sempre melhor resultado.

Manual - Gráficos

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]