Gráfico de Ishikawa para identificação das causas e efeitos de problemas dentro de uma empresa

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre Diagrama de Ishikawa

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico sobre o Diagrama de Ishikawa clique aqui  

 

O diagrama de Ishikawa, conhecido também como causa e efeito, é uma forma de organizar e representar as diferentes teorias propostas sobre as causas de um problema.

Exemplo:

A exemplo do que ocorre na maioria das empresas, os pontos fracos acabam por gerar inúmeras dificuldades e problemas operacionais, com grandes e inevitáveis reflexos negativos sobre o meio organizacional. Duas dessas dificuldades estão descritas na tabela abaixo.

Fatores Causadores Ambiente de Trabalho
Não Reconhecimento Profissional Relação com a equipe
Inexistência de uma política salarial Justa Relação com seus superiores

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo 

Para executar o diagrama de Ishikawa, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Gráficos $ \blacktriangleright $ Ishikawa.

2. A seguinte tela será exibida:

3. No campo Causas selecionemos as colunas (ou linhas) que contém as causas de determinado problema. Observe que a primeira linha informará sempre as causas principais, da segunda linha em diante, reserva-se a colocação dos níveis dessa causa;

4. No campo Efeito digitamos o efeito que os problemas descritos no campo anterior estão causando, neste caso, "Funcionários estão insatisfeitos";

5. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em uma nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

7. Finalmente, clicamos Ok para concluir a análise e obter os resultados.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados:

Como vemos acima, os níveis dentro das duas causas principais: não reconhecimento profissional, insistência de uma politica salarial justa, relação com seus superiores e relação com a equipe, estão causando a insatisfação dos funcionários.

Manual - Gráficos

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]