Gráfico de pizza para acompanhar os defeitos encontrados nos equipamentos enviados para a calibração

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre Gráfico de Pizza

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico sobre o Gráfico de Pizza clique aqui  

É um diagrama circular onde as áreas de cada setor são proporcionais às respectivas frequências. Este gráfico pode vir acompanhado de suas respectivas porcentagens.

Exemplo:

Uma empresa da área automobilística acompanha o número de defeitos encontrados nos equipamentos enviados para a calibração. Na Tabela a seguir apresentamos os dados referentes a um mês de acompanhamento dos defeitos encontrados nos equipamentos das diversas áreas.

Defeitos em equipamentos enviados para calibração 
Centro de custo Nº de defeitos
Pré-usinagem 9
Tratamento térmico 12
Fundição 10
 Usinagem 45
Tratamento superficial 13
TOTAL 89

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Para executar o gráfico de Pizza, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Gráficos $ \blacktriangleright $ Pizza.

2. A seguinte tela será exibida:

3. Em Dados de Entrada, selecionamos se os dados são passados completos (conjnto das categorias de defeitos) ou se os dados estão resumidos (tabela com o resumo das informações) e selecionamos com o mouse a(s) coluna(s) que contém(êm) o conjunto de dados. Selecionamos a caixa de seleção Colunas com nome, caso a(s) coluna(s) contenha(m) o(s) nome(s) relativo(s) às informações e clicamos no botão Ler. Neste exemplo, os dados estão organizados em uma tabela, portanto selecionamos Dados Resumidos e as colunas contêm os nomes, portanto, selecionamos Colunas com nome.

4. Como os dados de entrada são Resumidos, ao ler o conjunto de dados, as opções Categorias e Frequências estarão habilitadas. Em Categorias, selecionamos o nome da coluna referente as categorias que, neste exemplo, é a coluna Centro de custo e no campo Frequências, selecionamos a coluna referente as frequências absolutas relativas à cada categoria que, neste exemplo, é a coluna Nº de defeitos.

5. Em Tipo de Gráfico, temos duas opções de seleção: 2D e 3D. Neste caso, selecionamos qual a opção desejamos para a realização do gráfico. Neste exemplo, realizaremos a opção 2D.

6. Em Opções, selecionamos entre as opções Frequência Absoluta, se o gráfico de pizza apresenta os valores absolutos de cada categoria ou Frequência Percentual, se o gráfico de pizza apresenta os valores percentuais de cada categoria. Neste exemplo, selecionamos a opção Frequência Absoluta.

7. Clicando em Opções do Gráfico, você poderá escolher entre diversas opções gráficas, como o título do gráfico, subtítulo, rótulos dos eixos x e y, cores, escalas dos eixos, entre outras opções. Neste exemplo, mudamos as cores das barras para um gradiente de cores que vai do verde para o amarelo.

8. Em Mostrar Resultados, caso desejamos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, selecionamos a opção Célula Atual, senão podemos imprimir os resultados em nova planilha, nesse caso selecionamos a opção Nova Planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

9. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, o seguinte resultado será obtido:

O gráfico acima nos permite ver que a área da usinagem é responsável pela maior ocorrência de defeitos, representando cerca da metade desse total.

Manual - Gráficos

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]