Séries Temporais

Você está aqui

O gráfico de séries temporais é um gráfico que permite a visualização de uma possível associação entre variáveis quantitativas.

Campo de Entrada

Dados de Entrada Representa uma coluna de dados numéricos ou uma matriz de dados numéricos em que cada coluna representa um grupo diferente.
Colunas com Nome Uma caixa de seleção indicando se os nomes das colunas estão incluídos no conjunto de dados.
Gráficos Quatro caixas de seleção indicando os possíveis gráficos que podem ser realizados. As opções disponíveis são séries temporais, autocorrelação, autocorrelação parcial e covariância.
Opções Algumas opções gráficas, como por exemplo, se os gráficos relativos às séries temporais devem ser impressos juntos ou separados e qual o intervalo de confiança utilizado para os gráficos de autocorrelação e autocorrelação parcial e para o gráfico de covariância.

Detalhes

A ferramenta Séries Temporais do Action é importante para a realização de gráficos para variáveis que estão vinculadas ao tempo. Desta forma, podemos notar tendências, sazonalidades e, no caso em que existe mais de uma série no mesmo gráfico, compará-las. É uma série muito utilizada para trabalhar com variáveis financeiras.

Referências

Robert Shumway e David Stoffer -  Time Series Analysis and Its Applications With R Examples, Springer Texts in Statistics, Second Edition. 2005

Exemplos

A seguir, apresentamos alguns exemplos utilizando a ferramenta Gráfico de Séries Temporias.

Manual - Gráficos

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]