Limite de Detecção

Você está aqui

Limite de detecção é definida como a menor quantidade do analito presente em uma amostra que pode ser detectado, porém, não necessariamente quantificado, sob as condições experimentais estabelecidas.

Campo de Entrada

Método Seleção dos diferentes métodos para cálculo do Limite de Detecção. Neste caso escolher dentre as opções: Regressão, Branco da Amostra e Branco da Amostra com Adição da menor Concentração.
Conjunto de Dados Dados numéricos organizados em matriz ou vetor.
Ler Botão usado para ler o conjunto de dados.
Colunas com Nome Caixa de seleção que indica se os nomes das colunas estão inclusos no conjunto de dados.
Variável Resposta Caixa de seleção que indica a variável resposta do modelo.
Nível de Confiança Caixa de texto que indica o nível de confiança para o intervalo de confiança.

 

Detalhes

A ferramenta Parâmetros de Validação do Action permite avaliar os itens de validação de métodos analíticos, principalmente atender os requisitos da Consulta Pública nº129 da ANVISA, requisitos do MAPA e INMETRO. A ferramenta gera os cálculos do Limite de Detecção, segundos os métodos de regressão linear, branco da amostra e branco com adição da menor concentração.

Referências

$ \bullet $ BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública nº129, 12/02/2016 . Guia para validação de métodos analíticos - publicação (DOU). Fevereiro, 2016.

$ \bullet $ DOQ-CGCRE, INMETRO. "Orientações sobre Validação de Métodos de Ensaios Químicos." Rio de Janeiro. Brasil (2002).

$ \bullet $ Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Guia: Validação e Controle de Qualidade Analítica (Fármacos em Produtos para Alimentação Animal e Medicamentos Veterinários), Brasília, 2011. 

 

Exemplos

A seguir apresentamos exemplos utilizando a ferramenta Limite de Detecção do Software Action Stat.

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]