Exemplo 1 de Planejamento de Experimento Plackett Burman

Você está aqui

Manual da ferramenta Action sobre Planejamento de Experimento Plackett Burman

 

Exemplo:

Imagine que temos 7 fatores capazes de causar impacto na variável resposta e queremos analisar qual deles possui maior impacto. Precisamos então planejar um experimento que leve em consideração as combinações desses fatores e, para isso, utilizamos o Planejamento de Experimento Plackett Burman.

Para realizarmos o Planejamento de Experimento Plackett Burman, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente digitamos os fatores que utilizaremos no nosso experimento. No caso, deixaremos como a tabela a seguir:

Fator 1 Fator2 Fator 3 Fatpr 4 Fator 5 Fator 6 Fator 7

2. Agora vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Planejamento de Experimento $ \blacktriangleright $ Planejamento de Experimento $ \blacktriangleright $ Plackett Burman.

3. Aparecerá uma janela como a seguir;

 

4. No campo Selecionar os Fatores, selecionamos os fatores;

 

5. Em Parâmetros, na caixa Níveis dos Fatores, podemos indicar quais são os níveis inferior e superior dos fatores utilizados. No caso, utilizaremos o padrão: -1 para nível inferior e 1 para nível superior e deixaremos as caixas em branco.

6. Em Corridas, selecionamos 8;

OBS: o número de corridas deve ser múltiplo de $ 4 $ e, no mínimo, igual ao número de fatores mais $ 1 $. No caso, temos $ 7 $ fatores e, como $ 7+1 = 8 $ é múltiplo de $ 4 $, esse é o número mínimo de corridas. Se tivermos $ 8 $ fatores, $ 8+1=9 $ não é múltiplo de $ 4 $ e o número mínimo de corridas seria $ 12 $.

7. Em Centros, digitamos qual seria o fator central do experimento. No caso, não desejamos um fator central e, por isso, digitamos 0;

8. Selecionamos a caixa Aleatorizar Corridas;

9. Em Mostrar resultados, selecionamos Nova Planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

10. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.

 

Resultados

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]