Experimento Fatorial Fracionado sobre desgaste do pinhão do motor.

Você está aqui

Manual da ferramenta Action Stat sobre Experimentos Fatoriais Fracionados

Para mais detalhes sobre o conteúdo estatístico Experimentos Fatoriais Fracionados clique aqui  

 

Meia fração de um experimento fatorial fracionado

Uma meia fração de um experimento $ 2^k $ da resolução mais alta, pode ser construído escrevendo um delineamento básico consistindo de corridas para um fatorial completo do tipo $ 2^{k-1} $ e então adicionando-se o k-ésimo fator, identificando-o com os mais e menos, que representam os níveis da interação de maior ordem $ ABC\ldots(K-1) $. Portanto, o fatorial fracionado $ (2^{3-1}_{III}) $ pode ser obtido por um fatorial completo $ 2^2 $ e então, equacionando-se as interações de segunda ordem AB com C. A fração alternativa, desta forma, -AB com C.

Exemplo:

Um experimentador quer avaliar o comportamento do desgaste do pinhão do motor de uma máquina colheitadeira de cana, em relação a quatro fatores: abertura da lateral do chassi, janela da caneca, formato do disco e formato do rolo. O objetivo é determinar qual configuração estabelece um menor desgaste do pinhão. Utilizando 8 máquinas do mesmo modelo, mesmo ano de fabricação e utilizando a mesma frente de trabalho, realizamos um experimento fatorial fracionado $ 2^{4-1} $ com três réplicas.

Para realizarmos o Planejamento do Experimento, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Planejamento de Experimento$ \blacktriangleright $ Planejamento de Experimento.

2. A seguinte tela será exibida:

3. No campo Tipo de Experimento selecionemos dentre as 3 opções Fatorial Completo, Fatorial em Blocos e Fatorial Fracionado. No nosso exemplo selecionaremos Fatorial Fracionado;

4. No campo Fatores clique em Num.Fatores e selecione o número de fatores do experimento, nesse caso 4;

5. No campo Corridas selecionemos o número de corridas do experimento. No nosso exemplo 8;

6. No campo Réplicas selecionemos o número de Réplicas do experimento. No nosso exemplo 3;

7. No campo Aleatorizar Corridas, caso queira aleatorizar as corridas, selecionemos a caixinha. No nosso exemplo selecionaremos a caixinha;

 8. Em Mostrar Resultados, caso desejarmos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, vamos clicar em (Célula Atual), senão poderemos imprimir os resultados em nova planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

9. Finalmente, vamos clicar em Ok para concluirmos a análise e obtermos os resultados.

 

Resultados

Finalizado o processo, serão exibidos os seguintes resultados:

 

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]