Gráfico de Efeitos Principais para estudar o efeito do tempo de uma reação química.

Você está aqui

Manual da ferramenta Action Stat sobre Gráfico de Efeitos Principais

Neste tipo de planejamento, o mais utilizado dentro da indústria, estão envolvidos k fatores, cada um deles presente em apenas dois níveis.

Os efeitos principais são definidos como "a mudança ocorrida na resposta quando se move do nível baixo para o nível alto"

Construa uma tabela como abaixo:

Tratamento A B Y
0 -1 -1 26,6
(a) 1 -1 40,9
(b) -1 1 11,8
(ab) 1 1 34
0 -1 -1 22
(a) 1 -1 36,4
(b) -1 1 15,9
(ab) 1 1 29
0 -1 -1 22,8
(a) 1 -1 36,7
(b) -1 1 14,3
(ab) 1 1 33,6

clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo

Para realizarmos a Gráfico de Efeitos Principais, vamos realizar os seguintes passos:

1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:

Action Stat $ \blacktriangleright $ Planejamento de Experimento $ \blacktriangleright $ Gráficos Fatoriais $ \blacktriangleright $ Gráfico de Efeitos

 

2. A seguinte tela será exibida;

3. Com o cursor no campo Dados de Entrada, selecione a matrix de dados. Neste caso como as colunas apresentam os nomes das variáveis, o ítem Colunas com nome deve ser selecionado;

4. No campo Fórmula especifique o modelo para a realização do gráfico de efeitos;

5. Na caixa Opções, especifique o nível de confiança que será utilizado para calcular o intervalo de confiança para os efeitos;

6. Ao clicar em Opções do Gráfico é possível alterar características do gráfico, como por exemplo cor, título etc.; 

7. Em Mostrar Resultados, caso desejarmos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, vamos clicar em (Célula Atual), senão poderemos imprimir os resultados em nova planilha.

OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.

8. Clique em Ok para finalizar a análise.

Resultados e Interpretação

Finalizado o processo, o seguinte resultado será obtido:

 

Figura 1: Efeitos principais dos fatores $ A $ e $ B $.

 

Como aparentemente não há interação, podemos analisar a Figura 1 e vemos que em média, quando mudamos de $ A_- $ para $ A_+ $ o tempo de reação aumenta e quando passamos de $ B_- $ para $ B_+ $ o tempo de reação diminui. Novamente, não podemos concluir apenas utilizando os gráfico, é necessário fazermos uma análise estatística para verificarmos se cada fator é significante e se a interação realmente não é significante, e quais seriam os melhores níveis para obter o menor tempo de reação.

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]