- (16) 3376-2047
- [email protected]
- Portfólio de Serviços
- AT
![]() |
Manual da ferramenta Action Stat sobre Gráfico de InteraçõesPara mais detalhes sobre o conteúdo estatístico sobre o Gráfico de Interações clique aqui |
Um dos principais objetivos da análise de sistemas de medição por atributo está na compreensão e prevenção dos erros de classificação
Neste tipo de planejamento, o mais utilizado dentro da indústria, estão envolvidos $\mathbf{k}$ fatores, cada um deles presente em apenas dois níveis.
Estudar o efeito no tempo de uma determinada reação química com a variação de temperatura e concentração de um reagente, como mostra o esquema abaixo.
Variável Resposta | $Y$: Tempo de Reação |
Fatores |
$A$: Concentração do Reagente (níveis $V_{-1}=10\%$ e $V_{+1}=20\%$) $B$: Temperatura (níveis $T_{-1}=80ºC$ e $T_{+1}=90ºC$) |
Tratamentos |
$V_{-1} T_{-1}$ - concentração em $10\%$ e temperatura em $80ºC$ $((0))$,\\ & $V_{+1} T_{-1} $- concentração em $20\%$ e temperatura em $80ºC$ $ (a)$, $V_{-1} T_{+1} $ - concentração em $10\%$ e temperatura em $90ºC$ $(b)$ $V_{+1} T_{+1}$ - concentração em $20\%$ e temperatura em $90ºC$ $ (ab)$ (O número de tratamentos é $2^k$, neste caso $2^2=4$) |
Unidade Experimental | Período de tempo para cada reação |
Réplicas |
Repetições do experimento feitas sob as mesmas condições experimentais, no caso do exemplo sob o mesmo nível de temperatura e de reagente. Quanto mais réplicas, mais confiáveis os resultados do experimento. |
Construa uma tabela como abaixo:
Tratamento | A | B | Y |
0 | -1 | -1 | 26,6 |
(a) | 1 | -1 | 40,9 |
(b) | -1 | 1 | 11,8 |
(ab) | 1 | 1 | 34 |
0 | -1 | -1 | 22 |
(a) | 1 | -1 | 36,4 |
(b) | -1 | 1 | 15,9 |
(ab) | 1 | 1 | 29 |
0 | -1 | -1 | 22,8 |
(a) | 1 | -1 | 36,7 |
(b) | -1 | 1 | 14,3 |
(ab) | 1 | 1 | 33,6 |
clique aqui para efetuar o download dos dados utilizados nesse exemplo
Para realizarmos a Gráfico de Interações, vamos realizar os seguintes passos:
1. Primeiramente vamos acessar o menu como descrito a seguir:
Action Stat $\blacktriangleright$ Planejamento de Experimento $\blacktriangleright$ Gráficos Fatoriais $\blacktriangleright$ Gráfico de Interações.
2. A seguinte tela será exibida;
3. Com o cursor no campo Dados de Entrada, selecione a matrix de dados. Neste caso como as colunas apresentam os nomes das variáveis, o ítem Colunas com nome deve ser selecionado;
4. No campo Variável Resposta, selecione a variável resposta do conjunto de dados;
5. No campo Fatores, selecione os fatores que serão avaliadas as interações;
6. Ao clicar em Opções do Gráfico é possível alterar características do gráfico, como por exemplo cor, título, borda, etc.;
7. Em Mostrar Resultados, caso desejarmos que o resultado seja exibido na mesma planilha do conjunto de dados, vamos clicar em (Célula Atual), senão poderemos imprimir os resultados em nova planilha.
OBS: Ao escolher a opção Célula Atual, os resultados serão impressos a partir da célula em que se encontra o cursor na janela do Excel. Neste caso, o usuário deve posicionar previamente (antes do passo 1) o cursor em uma posição apropriada.
8. Clique em Ok para finalizar a análise.
Finalizado o processo, o seguinte resultado será obtido:
Na Figura 1 , vemos que parece não haver interação entre os fatores $A$ e $B$, dado que as retas são aproximadamente paralelas, ou seja, quando mudamos o nível do fator $B$ o comportamento do fator $A$ é parecido nos dois níveis indicando que não existe uma relação entre $A$ e $B$.
O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.