Análise de Tendência

Você está aqui

A tendência é um comportamento comumente encontrado nas séries temporais. Diz-se que uma série temporal apresenta tendência quando a mesma possui uma certa inclinação ou uma disposição natural.

Na ferramente Análise de Tendência, é possível realizar testes não paramétricos para verificar se a série apresentam tendência. Outra opção desta ferramenta, é ajustar modelos paramétricos para a tendência. 

 

Campo de Entrada

Dados de Entrada Dados numéricos organizados em coluna.
Testes não Paramétricos

Na caixa Testes não paramétricos, pode-se escolher a estatística de Wald-Wolfwitz, a estatística de Cox-Stuart e a estatística de Mann-Kendall para testar se a série apresenta tendência. 

Opções Na caixa opções pode-se determinar o número de previsões.  
Modelo Na caixa Modelo, é necessário selecionar dentre quatro modelos qual será o modelo ajustado para os dados.
Mostrar Resultados Permite escolher se os resultados da análise serão apresentados na célula atual ou em uma nova planilha.

 

Detalhes

Para mais detalhes sobre os testes não paramétricos veja Teste de Wald-Wolfwitz, Teste de Cox-Stuart e Teste de Mann-Kendall

 

Referências

Morettin Pedro, A and Toloi, Clélia (2006). Análise de Séries Temporais. 

 

Exemplos

A seguir apresentamos alguns exemplos usando a ferramenta Análise de Tendência.

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]