Análise

Você está aqui

 Nesta seção exibimos o manual de utilização do usuário para realizar a análise de linearidade para a validação de metodologia analítica.

Campo de Entrada

Dados de Entrada Aqui selecionamos as observações coletadas. Pode ser em formato de matriz ou coluna, com ou sem nome nas colunas. Após selecionado é necessário clicar no botão LER para dar continuídade à seleção de informações.
Colunas com Nome Caixa de seleção para indicar que a primeira linha dos Dados de Entrada representa o nome das colunas. Marcar essa informação antes de clicar no botão LER.
Resposta Campo de seleção com os nomes das colunas dos Dados de Entrada para identificar a coluna referente à variável resposta.
Ponto Campo de seleção com os nomes das colunas dos Dados de Entrada para identificar a coluna referente à variável Ponto.
Ordem da Coleta Campo de seleção com os nomes das colunas dos Dados de Entrada para identificar a coluna referente à Ordem da Coleta.
Sem Intercepto Um caixa de selação indicando que o modelo sera ajustado sem intercepto.
Nível de Confiança Valor numérico associado ao nível de significância utilizado para calcular o intervalo de confiança para o ajuste do modelo.
Teste de Normalidade Quatro opções de métodos disponiveis para o teste de normalidade nos resíduos (Anderson - Darling, Kolmogorov - Smirnov, Shapiro - Wilk, Ryan - Joiner).
Modelo de Regressão Duas opções de modelos que podem ser ajustados aos dados (Linear ou Polinomial)
Ordem do Polinômio Caixa de texto referente à ordem do polinômio a ser ajustado (Somente se o modelo escolhido for Polinomial)
Homocedasticidade Quatro botões de seleções para indicar qual teste de homocedasticidade deve ser aplicado aos resíduos do modelo (Cochran, Brow-Forsyte, Bresch Pagan ou Goldfeld Quandt).
Tipo de Relatório Duas opções fixas de pesos predeterminada pela metodologia (ANVISA e MAPA) e uma opção para escolher o peso desejado.
Pesos (Botão) Abre uma janela com opções de pesos predefinidas e com a opção de selecionar os pesos calculados manualmente para o modelo.
Mostrar Relatório em Microsoft Word Caixa de seleção que indica se deve ser gerado o relatório personalizado com as análises no formato do Microsoft Word.
Célula Atual Botão de seleção para indicar que os resultados serão mostrados na celula selecionada na planilha atual.
Nova Planilha Botão de seleção para indicar que os resultados devem ser mostrados em uma nova planilha.

 

Detalhes

No artigo 23 da RDC Nº166, traz a definição de linearidade, que é a sua capacidade de obter resultados que sejam diretamente proporcionais à concentração de um analito em uma amostra. No artigo 24 nos diz que relação linear deve ser avaliada em toda a faixa estabelecida para o procedimento analítico e no artigo seguinte estabelece que devemos utilizar pelo menos 5 concentrações diferentes e em triplicata.   Para mais detalhes, consulte o conteúdo técnico sobre análise de Linearidade para a validação de metodologia analítica clicando aqui.

Referências 

[1]  BRASIL ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC Nº 166, DE 24 DE JULHO DE 2017(Publicada no DOU nº 141, de 25 de julho de 2017) Dispõe sobre a validação de métodos analíticos e dá outras providências.

[2] González, A. Gustavo, and M. Ángeles Herrador. "A practical guide to analytical method validation, including measurement uncertainty and accuracy profiles." TrAC Trends in Analytical Chemistry 26.3 (2007): 227-238.

[3] DOQ-CGCRE 008, INMETRO. "Orientações sobre Validação de Métodos Analíticos." Rio de Janeiro. Brasil (2018), Revisão 7.

[4] Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Guia: Validação e Controle de Qualidade Analítica (Fármacos em Produtos para Alimentação Animal e Medicamentos Veterinários), Brasília, 2011. 

[5] Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Manual de Garantia da Qualidade Analítica, Brasília, 2011.

[6] Guedes, Terezinha Aparecida, Ivan Ludgero Ivanqui, and Ana Beatriz Tozzo Martins. "Comparando equações de regressão em dados de saúde." Acta Scientiarum. Technology 23 (2008): 1531-1535.

Exemplos

A seguir alguns exemplos utilizando a ferramenta de Linearidade da seção de Validação Analítica do Action Stat.

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]