2 - Definições

Você está aqui

Experimentos Fatoriais

Este tipo de planejamento experimental é adequado para estudar, de forma eficiente e econômica, o efeito conjunto de vários fatores sobre uma variável resposta de interesse. De um modo geral, cada fator poderia ser observado em vários níveis, porém os experimentos mais utilizados na indústria são os experimentos fatoriais em que cada fator assume apenas dois níveis, por exemplo dois valores de temperatura, dois níveis de um reagente, e  principalmente duas características qualitativas de um determinado fator, por exemplo uma peça "com"  ou "sem"  determinada característica. Geralmente, deseja-se comparar o nível atual de trabalho de determinado fator com um novo nível deste fator, para verificar se o nível atual proporciona um bom aproveitamento do processo ou se este poderia ter resultados melhores utilizando um novo nível.

 

Efeitos

O efeito de um fator pode ser definido como a mudança sofrida pela variável resposta quando passamos do nível baixo do fator para o nível mais alto.

Considere um experimento fatorial em que cada fator tenha dois níveis e r repetições para cada tratamento (combinações de níveis). Uma maneira especial de representar os tratamentos é usando a representação dos efeitos, como descrita abaixo:

Notação:

  • Atribua os sinais de - se nível baixo e + se nível alto para cada um dos fatores, ou;
  • Atribua valor 0 ou 1 aos níveis de cada um dos fatores;
  • Denotar a presença ou ausência do nível alto do fator, isto é:

 

[0] = Ambos os fatores estão ausentes (ambos em nível baixo);

[a] = Somente o fator A está presente (nível alto em A e baixo em B);

[b] = Somente o fator B está presente (nível alto em B e baixo em A); e

[ab] = Ambos os fatores AB estão presentes (ambos em nível alto).

 

Interações

Se o comportamento de um fator não é o mesmo nos dois níveis de outro fator, dizemos que existe interação entre os fatores. Matematicamente, o efeito da interação entre dois fatores é a metade da diferença entre os efeitos de um fator nos níveis do outro fator.

Interação: A interação ocorre entre dois ou mais fatores se o efeito de um fator na resposta depende do nível dos outros fatores.

Para maiores informações, você pode consultar o conteúdo Análise Estatística do livro ANOVA.

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]