- Estatcamp: (16) 3376-2047 [email protected]
- [email protected] https://www.actionstat.com.br
Um Experimento Fatorial Completo inclui todas as possíveis combinações entre os níveis dos fatores do experimento. Assim, em um experimento aleatório completo todos os tratamentos possíveis devem ser utilizados no experimento, mas a ordem das corridas é aleatorizada. A aleatorização é essencial para uma boa conclusão, pois o experimentador não pode estar certo de todas as variáveis que influenciam o experimento, portanto desta maneira nos certificamos de que um maior número de variáveis externas ao experimento influenciam de maneira igual. Mesmo que alguém possa identificar e controlar algumas dessas variáveis, complicações não planejadas são comuns. A aleatorização não evita complicações dentro do experimento, mas oferece alguma proteção contra o vício do experimento.
Os planejamentos de experimentos devem, quando possível, incluir réplicas. Devemos trabalhar com o maior número de réplicas possíveis, pois assim, utilizamos mais informação sobre o nível de trabalho. Desta forma vários testes permitirão estimar a variância do erro do experimento e ainda investigar a adequabilidade do modelo ajustado. Quando possível, devemos balancear as combinações para um número igual de vezes. O único requisito é que seja feito um número suficiente de réplicas para obter uma estimativa satisfatória do erro experimental.
O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.