5 - Experimentos Fatoriais Fracionados

Você está aqui

A medida que o número de fatores em um experimento fatorial $ 2^k $ aumenta, o número de corridas também aumenta e consequentemente o número de interações de ordem alta. Se o condutor do experimento assumir que estas interações não são úteis para o experimento, pois são difíceis de interpretar, então, os efeitos principais e das interações de baixa ordem serão fundamentais, desta forma, eles deverão ser obtidos mesmo que seja realizada apenas uma fração deste experimento.

Estes tipos de experimentos denominam-se experimentos fatoriais fracionados. Na prática das indústrias, este tipo de experimento é muito utilizado, pois permite reduzir o número de corridas e consequentemente o custo de realização do experimento.

A maior aplicação prática deste tipo de experimento fatorial é na seleção de variáveis. Nesta aplicação, consideramos um grande número de variáveis ou fatores que podem influenciar no sistema ou processo. Neste caso, o experimento fatorial é fracionado a fim de identificar quais variáveis ou fatores influenciam no processo e, posteriormente, realizar um experimento mais detalhado, somente com os fatores que influenciam.

Estes experimentos fatoriais estão fundamentalmente baseados em três ideias:

  • Efeitos principais: Na presença de muitas variáveis, o sistema ou processo será dirigido por alguns efeitos principais e interações de baixa ordem.
  • Propriedades projetivas: Fatoriais fracionados podem ser projetados para que os fatores mais significantes tenham os maiores efeitos.
  • Experimentos sequenciais: É possível combinar as corridas de dois (ou mais) fatoriais fracionados para montar sequencialidade em delineamentos grandes para estimar os fatores e interações de interesse.

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]