3 - Valor esperado

Você está aqui

Na tentativa de resumir o comportamento de uma variável aleatória vamos estudar uma medida que estuda a tendência central da variável aleatória, chamada de esperança ou valor esperado de uma variável aleatória. Para ilustrar os vários momentos em que lidamos com o valor esperado vamos apresentar alguns exemplos.

Exemplo 3.1:

Em um restaurante quando pedimos nossa comida e perguntamos para o garçom quanto tempo leva para ficar pronto, ele vai nos fornecer um valor esperado, ou seja, o tempo médio em que a comida deve demorar a ficar pronta.

Exemplo 3.2:

Quando estamos em um ponto de ônibus e perguntamos para a pessoa ao lado, quanto tempo leva até que o próximo ônibus venha, ela prontamente vai nos dar o valor esperado, o qual ela conseguiu constatar depois de algum tempo de experiência.

Nos exemplos acima o garçom e a pessoa que esperava no ponto de ônibus resumiram toda a informação de um modelo em um único número, o valor esperado. Nesta seção iremos estudar como se obter a esperança ou valor esperado de uma variável aleatória, estudaremos algumas de suas propriedades, e também a função geradora de momentos, responsável por gerar todos os limites centrais.

Probabilidades

Sobre o Portal Action

O Portal Action é mantido pela Estatcamp - Consultoria Estatística e Qualidade, com o objetivo de disponibilizar uma ferramenta estatística em conjunto com uma fonte de informação útil aos profissionais interessados.

Facebook

CONTATO

  •  Maestro Joao Seppe, 900, São Carlos - SP | CEP 13561-180
  • Telefone: (16) 3376-2047
  • E-Mail: [email protected]